Mais de 51 mil pessoas passaram pelo bambuzal do Parque Vicentina Aranha nos dois finais de semana de evento
Foto: Gilberto de Freitas
Foram seis dias de evento, dezenas de atrações culturais, sabores de 38 operações gastronômicas e uma média de mais de 8,5 mil pessoas por dia.
A 7ª edição do Festival Mais Gastronomia São José dos Campos se despediu com um recorde de público: ao todo, 51.140 visitantes circularam pelo Parque Vicentina Aranha, consolidando mais uma vez o festival como um dos maiores eventos culturais e gastronômicos do interior paulista.
Realizado em dois fins de semana consecutivos — 6, 7 e 8 e 13, 14 e 15 de junho — o evento combinou boa comida, programação musical, debates sobre sustentabilidade e ações solidárias. Só no último domingo, o festival recebeu mais de 12 mil pessoas, encerrando a edição com grande movimentação e adesão do público.
“É gratificante ver o Mais Gastronomia se tornar um ponto de encontro tão forte da cidade, um espaço onde a gastronomia, a arte e o compromisso social caminham juntos. O resultado superou todas as expectativas”, disse Maurício Guisard, diretor do portal spriomais, realizador do festival.
Nesta edição, o evento promoveu um bate-papo com o cientista Carlos Nobre, referência internacional em mudanças climáticas, no palco do bambuzal. A conversa, que foi mediada por Luís Magalhães (colunista de ESG do portal spriomais) e Marcelo Manara (Secretário de Urbanismo e Sustentabilidade de São José dos Campos), trouxe reflexões importantes sobre o futuro do planeta às vésperas da COP 30.
Além disso, o festival firmou parceria com o Hospital GACC Vale do Paraíba, referência no atendimento a crianças com câncer. Parte das vendas das operações gastronômicas e das águas em lata da marca Levity foi revertida à instituição, que depende exclusivamente de doações para manter seus atendimentos gratuitos.
A mesa redonda “São José dos Campos em cena: Audiovisual como vitrine para o turismo e a gastronomia”, no segundo final de semana, ainda reuniu o presidente executivo da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, Tom Freitas, a cineasta joseense Iara Cardoso e o produtor Renato Pulice, da Outracena Produções. A conversa abordou como o cinema e o audiovisual podem impulsionar a imagem da cidade e seus atrativos culturais e gastronômicos.
No mesmo dia, o sommelier Rodrigo Ferraz, do canal Vinhos e Bicicletas, o maior canal de vinhos da América Latina no YouTube, conduziu um workshop de vinhos, trazendo dicas práticas e técnicas para quem deseja aprofundar o conhecimento sobre a bebida e sua harmonização com a gastronomia.
Com 38 expositores, sendo 15 estreantes, o festival apresentou uma curadoria de sabores que reuniu desde pratos autorais e hambúrgueres artesanais até doces premiados, comida afetiva e cervejas especiais. Nomes como (+54) Parrilla, Abraccio, Al Badah, Alquimistas da Serra, Amicci Restaurante, Armazém da Pizza, Bamberg, Boudoir, Browe, Bullguer, Buracaria, Cantina da Nena, Capitano, Cassiano, Chinese House, Churrolândia, Costelaria D’Marco, Dibaldo Charcuterie, Disk Me Disse, Doce Ana, Dom da Carne, Doroteia Biscoitos e Gentilezas, Empanadas Raices, Guaco, Jaguary Bar Restô, Kadu Lanches, Kenta, Krsna Soul Food, Mio Sogno di Gelato, Nanna Banana, Pasterello, Sapucaí, Spaccio Rar, The Burger, Three Lions, Tunica Boulangerie, Insólito Gastrobar e Unum Bistrô foram alguns dos destaques entre o público.
Na programação musical, passaram pelo palco atrações como Zégui Muricy com o tributo a Elton John, a banda The Healer, Audiosauro, Benoit Decharneux Jazz Q e o duo Júlia e Rodrigo, além de rodas de conversa e aulas-show de gastronomia com chefs da região.
A próxima edição do Mais Gastronomia já está confirmada para 2026.
Realização
O Mais Gastronomia é uma realização do portal spriomais, com apoio da Destination São José dos Campos, Prefeitura de São José dos Campos e Fundação Cultural Cassiano Ricardo. A gestão do Parque Vicentina Aranha, feita pela AFAC (Associação para Fomento da Arte e da Cultura), também contribui para a qualidade e organização do evento.
A curadoria das operações gastronômicas tem chancela da Destination São José dos Campos, responsável pelo circuito regional promovido durante o evento. A gestão e produção do festival são assinadas por Rose Dantas, da Aquarius Consulting.
Além do patrocínio master do Assaí Atacadista, NipBR, Raposo Engenharia, Colinas Shopping, Supergasbras, Fantástico Alimentos, Suzano, Água Levity em parceria com a Ball e o aplicativo de cashback Albert se juntaram ao time como patrocinadores para fazer um evento inesquecível.
Sobre o Mais Gastronomia
O festival Mais Gastronomia é o maior evento do segmento na Região Metropolitana do Vale do Paraíba, reunindo milhares de visitantes apaixonados por culinária a cada edição. Desde sua criação, o evento já atraiu mais de 160 mil pessoas e movimentou milhões em setores como alimentação, turismo e serviços, consolidando-se como um motor para o desenvolvimento econômico e cultural da região.
Realizado sob o icônico bambuzal do Parque Vicentina Aranha, em São José dos Campos, o festival oferece uma programação que vai além da gastronomia, incluindo apresentações musicais, aulas-show e debates sobre turismo regional. Em 2025, o evento chegou à sua 7ª edição com realização do portal spriomais e apoio da Destination São José dos Campos.