Em encontro realizado no dia 14 de abril, em São Paulo, a Embratur anunciou que voltará a usar a marca “Brasil” com a letra “s”
Sai “Brazil”, entra “Brasil” nas ações oficiais do país no turismo externo.
O anúncio foi realizado na terça-feira, 14.02, em um encontro no hotel Sheraton São Paulo WTC, que contou com a participação da ministra do Turismo, Daniela Carneiro, do presidente executivo da Fohb (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil), Orlando de Souza, do secretário de Turismo de São Paulo, Roberto Lucena, do presidente executivo do SPCVB (São Paulo Convention & Visitors Bureau) e da Unedestinos (União Nacional de Destinos), Toni Sando, além de executivos e empresários do setor turístico estadual e nacional para debater os planos de promoção do Brasil no exterior.
O Destination São José dos Campos, associada a Unedestinos, também esteve encontro, com a presença de seu presidente, Maurício Guisard. “O Destination quer se inserir cada vez mais nesse contexto macro da indústria de turismo nacional. Estar presente em um lançamento como este é primordial para entendermos e mapearmos os próximos passos que podemos trilhar em nossa cidade e na Região Metropolitana do Vale do Paraíba”, disse Maurício Guisard.
Entidade sem fins lucrativos, o DSJC tem como foco trabalhar pelo desenvolvimento da organização, apresentação e promoção da cidade como um “produto”, criando e promovendo também grandes projetos, com o objetivo de ativar a cadeia de negócios envolvida com o setor. Criada em 2021 por 10 empresários de segmentos ligados à hospitalidade e entretenimento, o grupo tem atualmente 50 integrantes.
Estar cada vez mais presente em eventos como o encontro da última terça-feira, com a ministra do Turismo, é uma das metas do DSJC para 2023, um ano que já está cheio de atividades. Em abril, o DSJC apoia a nova edição do festival +Gastronomia, no Parque Vicentina Aranha, realizado pela SPRIO+ e, ainda no primeiro semestre, a entidade planeja lançar o mais completo guia turístico de São José dos Campos, que promete ser uma referência no setor.
Marca “Brasil”
A marca “Brasil”, em português, lançada na última terça-feira, retoma a logomarca lançada no primeiro governo Lula, juntamente com o Plano Aquarela, também retomado no evento de terça-feira.
No governo Jair Bolsonaro, a agência passou a utilizar o nome do país escrito em inglês, “Brazil”, junto com o slogan “Visit and Love Us” (“Visite e nos ame”, em inglês). O lema causou controvérsia. Além da grafia estrangeira de Brasil, a frase foi criticada por uma possível conotação sexual, já que, em inglês, o verbo “love” significa amar, mas também pode se referir ao ato sexual. À época, a Embratur informou, em nota, que a associação não fazia sentido, e que a intenção era “reforçar a internacionalização”.