Encontro discutiu concessão do Parque da Cidade, destacou papel da iniciativa privada e reforçou a importância de entidades como convention bureau
A Destination São José dos Campos realizou na última segunda-feira, 13 de maio, mais uma edição do Destination Talk, iniciativa que reúne empresários, poder público e especialistas para debater os rumos do turismo e do desenvolvimento econômico local. O encontro ocorreu no Novotel São José dos Campos e começou às 14h30, com a apresentação e aprovação das contas referentes ao ano de 2024.
Na sequência, o destaque da programação foi a roda de conversa com Toni Sando, presidente executivo do São Paulo Convention & Visitors Bureau e presidente da Unedestinos (União Nacional de CVBs e Entidades de Destinos). A conversa contou ainda com a presença de Mário Muniz, secretário de Inovação e Desenvolvimento Econômico de São José dos Campos, e Aline Arantes, diretora de Turismo do município.
Toni Sando compartilhou cases de sucesso da capital paulista e destacou os impactos positivos da estruturação de destinos turísticos por meio de parcerias entre o setor público e a iniciativa privada. Um dos temas centrais do bate-papo foi o projeto de concessão do Parque da Cidade, que pode abrir novas possibilidades para o turismo e para a economia criativa da região.
Durante a conversa, Sando reforçou o papel estratégico de entidades como a Destination SJC: “O governo pensa grande, o empresário faz a conta. O governo não é salvador da pátria, ele não faz solução; quem faz é um grupo de empresários apoiados pelo governo. O desafio é ter um governo que ouve”, disse na ocasião.
Para ele, a consolidação de projetos sustentáveis e de longo prazo depende menos de protagonismos e mais de união em torno de objetivos comuns. “O que quebra vaidade são projetos consistentes em uma cidade”, reforçou.
A reunião também marcou o alinhamento de novas frentes de atuação da Destination para 2025, reafirmando o compromisso da entidade com a promoção do turismo, da hospitalidade e do desenvolvimento regional.