Pela primeira vez em solo brasileiro, o maior evento de estudos espaciais do mundo acontece em São José
No último dia 26/06, começou a 35ª edição do Space Studies Program 2023 (SSP23) em São José dos Campos, um dos maiores eventos de estudos espaciais do mundo. Com duração de nove semanas, o programa é reconhecido por oferecer um dos mais importantes e completos programas de treinamento do setor.
Desde o seu início, em 1988, o programa já formou mais de 5.400 alunos provenientes de 110 nações diferentes. Para esta edição, a primeira realizada no Brasil, são esperados mais de 100 estudantes de 28 países distintos, reunindo uma diversidade de culturas e perspectivas.
Participante do comitê de suporte à hospitalidade do SSP 23, em conjunto com os organizadores e anfitriões do evento, a DSJC deu apoio receptivo aos pesquisadores que desembarcaram pela primeira vez em solo joseense. Agora, a expectativa é que o programa gere mais de US$ 1 trilhão de investimentos para o desenvolvimento de projetos no setor aeroespacial.
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) sediam as aulas do programa e os alunos terão acesso a uma ampla gama de disciplinas, que abrange desde tecnologias e ciências espaciais até política espacial e empreendedorismo.
No apoio receptivo ao SSP, a DSJC entregou uma carta nominal com a bandeira de cada país aos colaboradores e ainda elaborou uma espécie de “guia oficial” de São José, no formato virtual, com dicas de passeios e restaurantes na cidade, com destaque exclusivo aos associados mantenedores da entidade. O guia está disponível exclusivamente aos participantes do programa e tem como objetivo qualificar a recepção com benefícios e descontos exclusivos aos cientistas, em locais preparados para sua recepção com cardápios e profissionais bilíngues.
O SSP23 representa uma oportunidade única para estudantes e profissionais da área aprofundarem seus conhecimentos e ampliarem sua rede de contatos no campo da exploração espacial. Com a realização deste evento em solo brasileiro e joseense, o país reforça seu compromisso e potencial no setor espacial e São José dos Campos se consolida mais uma vez como uma cidade hospitaleira e pronta para a recepção de turistas de todos os locais do mundo.