A Destination São José dos Campos marcou presença no evento “Mapa da Energia Criativa do Vale do Paraíba”, realizado na última quarta-feira (29). O projeto é uma iniciativa da EDP, com realização e curadoria da Garimpo de Soluções em parceria com a Fundação Cultural Cassiano Ricardo.
A entidade foi representada na ocasião por Maurício Guisard, presidente da DSJC, que destacou a importância do encontro para o desenvolvimento turístico da região. “A participação da Destination São José dos Campos no Mapa da Energia Criativa é uma oportunidade única para fortalecermos nosso networking no cenário turístico. Estamos comprometidos em impulsionar a criatividade e a energia cultural da nossa cidade, contribuindo para o crescimento econômico e a promoção de experiências memoráveis para os visitantes”, disse.
O projeto é um reconhecimento da importância dos negócios criativos para a economia, a sociedade e o território. Para dar-lhes mais visibilidade, o mapeamento selecionou, em 17 municípios, 103 empreendimentos que valorizam em seus serviços e produtos, o regionalismo e particularidades do Vale do Paraíba, nas áreas de gastronomia, artes, música, moda, design, audiovisual, patrimônio, entre outros. Cada empreendedor teve sua história registrada em texto e vídeo. O resultado foi transformado em um portal online, com informações sobre os produtos e serviços; e convertido em um jogo de tabuleiro, gamificando os empreendimentos mapeados.
Dessa forma, o projeto consegue dar início no mapeamento e na potencialização da economia criativa da região, de forma a se tornar um poderoso aliado da DSJC nas estratégias para impulsionar o potencial local de atração de visitantes e investidores. “Ao criar experiências autênticas, não apenas atraímos visitantes, mas também captamos o interesse de investidores que enxergam o potencial de crescimento sustentável em nossa região. Juntos, podemos posicionar São José dos Campos como um polo dinâmico e atrativo para quem busca vivências autênticas e oportunidades de negócios promissoras”, completou Guisard.
Em sua primeira etapa, o “Mapa da Energia Criativa – Vale do Paraíba” realizou pesquisas, visitas técnicas e entrevistas nas cidades de Jacareí, Santa Branca, São José dos Campos, Monteiro Lobato, Caçapava, Jambeiro, Tremembé, Taubaté, Pindamonhangaba, Roseira, Potim, Aparecida, Guaratinguetá, Lorena, Cachoeira Paulista, Canas e Cruzeiro, em busca de empreendimentos de excelência e cuja proposta dialoga com as singularidades do Vale do Paraíba. Foram também realizados três workshops, em parceria com as Prefeituras de São José dos Campos, Pindamonhangaba e Guaratinguetá. O conteúdo foi ministrado por Ana Carla Fonseca e Ale Castañé, da Garimpo de Soluções, acompanhados em cada atividade pelos gestores públicos de cultura, por Ariane Canelas (Gerente Regional do Sebrae), Luiza Morandini (Especialista em cultura e gestora do projeto no Instituto EDP) e por empreendedores criativos locais.